No desfile de carnaval é preciso tirar nota 10 em consciência

Há dois anos a pandemia do covid-19 nos obrigou a seguir medidas de isolamento, reduziram o tamanho de comemorações como o natal e o ano novo, porém a festividade que mais sofreu com essas medidas foi justamente a mais amada pelos brasileiros: o carnaval. Já com as medidas aliviadas, 2023 tem tudo para ter uma das maiores festas de carnaval já vistas, apesar disso, nem tudo é comemoração já que quando os blocos passam pelas ruas tendem a enchê-las de resíduos.

A Amlurb, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, estima que em 2019 apenas as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo geraram 1.400 toneladas de resíduos no feriado de carnaval. Comparado aos anos anteriores a empresa estima que, por ano, a maior festa do Brasil aumenta a quantidade de resíduos em 40%. Levando em conta que o carnaval de 2023 pode valer por 3, tudo indica que as ruas do Brasil serão tomadas por ainda mais resíduos do que em 2019.

Esse acúmulo nas vias urbanas pode gerar diversos problemas, como intensificar enchentes, já muito comuns nessa época do ano, e atrair animais indesejados. Por isso é importante se conscientizar e tomar atitudes que diminuam a produção de resíduos, como o reaproveitamento de materiais descartáveis. Copos, pratos, garrafas e outros materiais podem ser utilizados mais de uma vez e para um folião inspirado podem até mesmo servir para confeccionar uma fantasia, em casos que a reutilização de materiais não é possível, sempre faça o descarte em latas de lixo e nunca na rua, se todos fizerem sua parte essa quantidade de resíduos pode ser consideravelmente reduzida.

Não podemos deixar que a emoção da festividade nos impeça de fazer nosso papel, a SCRAP pode te ajudar a lidar com seus resíduos, seja com uma consultoria antes da festa ou ajudando a limpar a festa.

Compartilhar

CONFIRA
OUTRAS MATÉRIAS

Reciclagem de jornal

Como funciona? O primeiro passo no processo de reciclagem de jornais é a coleta. É importante que os jornais estejam limpos, sem contaminantes como plástico ou alimentos, para facilitar o

[LEIA MAIS]