Seu papel nessa história

 

No Rio de Janeiro, em 1992, a ONU realizou uma conferência entre chefes de estado para discutir a preservação ambiental. Essa conferência ficou conhecida, dentre outros nomes, como Rio-92. Desde então outras conferências foram realizadas com o mesmo objetivo. Só no Rio de Janeiro aconteceram duas, uma em 2002 e outra em 2012. Felizmente o compromisso com o meio ambiente vem crescendo ano a ano, envolvendo organizações estatais, privadas e até mesmo indivíduos, que também tem papel importante nessa história.

Indiscutivelmente grandes organizações são as maiores responsáveis pela degradação ambiental, mas isso não significa que não há nada que possa ser feito por pessoas comuns. Hábitos, simples podem ser adotados para diminuir o impacto ambiental e o primeiro deles é a reciclagem. A geração desenfreada de resíduos somada com a má gestão destes causa danos ao solo, atmosfera e lençóis freáticos, sendo assim, a reciclagem é uma medida necessária para evitar que esses resíduos sejam descartados de forma inapropriada, além de diminuir a necessidade de produção.

Reduzir o gasto de energia também é uma medida simples, podemos começar simplesmente mudando as lâmpadas de nossas casas para as que consomem menos energia, além de ajudar na conta também pode reduzir a quantidade de poluição gerada pela produção de energia. Estima-se que se cada casa dos Estados Unidos fizesse isso, reduziria a poluição em volume equivalente à gerada por 1 milhão de carros. 

Com a reciclagem, economia de energia e outros hábitos, como reduzir o gasto de água e o uso do plástico por exemplo, é possível diminuir muito o impacto no meio ambiente. Como indivíduos podemos e devemos cobrar de grandes empresas, bem como de nossas autoridades, que optem por ações e medidas mais sustentáveis que auxiliem na preservação do planeta. A SCRAP compreende e assume ativamente seu papel na preservação do meio-ambiente. Esperamos ter lhe ajudado a entender um pouco mais desse tema tão importante, para poder realizar melhor seu papel nessa história.

Bibliografia:

https://portais.univasf.edu.br/sustentabilidade/noticias-sustentaveis/conheca-5-atitudes-simples-para-preservar-o-meio-ambiente
https://videira.ifc.edu.br/zeco/2015/11/03/20-dicas-para-preservar-o-meio-ambiente/
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/10-maneiras-preservar-meio-ambiente.htm
https://www.vgresiduos.com.br/blog/impactos-ambientais-no-brasil-o-que-sao-consequencias-e-como-diminuir/#:~:text=Dentre%20os%20principais%20impactos%20ambientais,estufa%20e%20destrui%C3%A7%C3%A3o%20de%20habitats.
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm

Compartilhar

CONFIRA
OUTRAS MATÉRIAS

Reciclagem de jornal

Como funciona? O primeiro passo no processo de reciclagem de jornais é a coleta. É importante que os jornais estejam limpos, sem contaminantes como plástico ou alimentos, para facilitar o

[LEIA MAIS]